sábado, 7 de julho de 2012

Ser lider é pra poucos

Ser um líder não é apenas ter um cargo superior, ter o direito a ultima palavra ou coisas do tipo. Ser um líder é bem mais complexo do que se imagina, pois lidar com pessoas não é, nunca foi, e nem nunca será fácil.
Pessoas são diferentes, pensam diferente e agem de formas distintas, cabe ao líder saber como fazer toda essa diversidade ficar homogênea. Todos pensem da mesma forma e na mesma sintonia, em prol do grupo. Por isso liderar deve ser considerado uma arte, um dom com o qual algumas pessoas nascem e outras aprendem no decorrer da vida.
Liderar é fazer as coisas acontecerem da melhor maneira possível, agradando a todos e fazendo com os mesmos sintam-se importantes uns para os outros. Um líder tem que ter coragem de arriscar, claro que já tendo noção do que pode acontecer caso sua decisão não tenha sido a melhor no momento, e tendo a humildade de admitir seus erros perante seus comandados, mostrando que como todos os componentes do grupo ele também é humano e passível de erros. Ser um bom ouvinte também é uma qualidade indispensável a um líder, saber ouvir, assimilar, ponderar sugestões e se forem validas colocá-las em pratica e dar o devido credito a quem há elaborou. Uma visão empreendedora também faz de um líder uma pessoa diferenciada dentro do grupo.
O verdadeiro LIDER não precisa mandar, ele apenas sugere e seus seguidores, por já o conhecerem e saberem de sua capacidade fazem de bom grado sabendo que com certeza haverá retorno. Claro que em algumas situações o líder tem que ter o pulso firme e dar a ultima palavra, mostrar que apesar de toda liberdade concedida, existe alguém no comando e a hierarquia tem de ser respeitada. Saber reconhecer um bom trabalho e cobrar de quem se tem certeza que pode render mais, fazem de uma pessoa uma excelente candidata a um cargo de liderança, pois ao reconhecer um bom trabalho demonstra-se humildade e ao cobrar mais atitude de alguém que é sabido que tem condições de fazer melhor, demonstra integridade e compromisso com a instituição de qual faz parte. Portanto saber liderar é saber fazer as coisas acontecerem sem ter de usar de sua posição em relação ao grupo do qual você tem que administrar.

Um comentário:

Anônimo disse...

me chamo Carlos gostei muito de sua visao real de um lider fale mais chekcont0007@hotmail.com